Senta à mesa do café
Bebe um gole de cachaça
Acha graça e dá no pé"
A música "O Malandro" foi composta por Chico Buarque para fazer parte do musical "A Ópera do Malandro." Chico retrata as relações que envolvem a cachaça, criticando vários setores da sociedade brasileira. A peça fala sobre o malandro...
Mas vamos ao que interessa: cachaça, pinga, mé, amarelinha, birita, chorinho ou como você quiser chamar...
Essa bebida milenar é feita através da fermentação do melaço da cana-de-açúcar, em um processo que também é utilizado para a fabricação do rum.
A cachaça é historicamente relacionada às populações baixa renda, de onde, inclusive, vem a irônica alcunha de "cobertor de pobre". Atualmente, porém, devido ao aumento na qualidade e a valorização cachaça, essa situação tem mudado. A pinga tornou-se uma bebida popular entre todos os públicos, seja pelo preço que pode variar de um real até mais de mil de reais.
O “mé” faz parte da cultura mineira e para realçar essa característica local, está em processo de instalação o museu da cachaça na cidade de Salinas, um dos mais importantes pólos produtores de "birita" na região.
Na televisão o "rabo de galo" é sempre associado o personagem Mussum, interpretado pelo comediante e sambista Antonio Carlos Bernardes, no extinto programa humorístico "Os Trapalhões." Na atração o comediante aparecia, em diversas situações cômicas, sempre acompanhado da "caninha."
http://www.youtube.com/watch?v=jswvT7mHWmE
Em Viçosa, a cachaça esta presente em praticamente todos os bares da cidade, variando de 10 centavos até dois reais a dose, em média.
Por isso, o Butecando convida o leitor cachaceiro a dar a sua opinião: afinal qual é a melhor cachaça de Viçosa?
Como este post pode "conversar" com o projeto do blog - falar dos butecos de Viçosa???
ResponderExcluirAtentem para a formatação do texto e dos links, que está fora do padrão do post. Há links quebrados também. E pergunto: quem é Gao?